terça-feira, 27 de novembro de 2007

FT.com: vendas de varejistas online excederão previsões

As vendas online norte-americanas estão crescendo a taxas maiores que as esperadas nesse início de temporada de compras de final de ano, afirmam analistas de Wall Street e varejistas de Internet. A notícia espelha a início robusto de temporada registrado pelas varejistas tradicionais.
O executivo-chefe da Walmart.com, Raul Vazquez, disse que as vendas da rede apresentaram na última sexta-feira, conhecida como Black Friday, um aumento acima do previsto de 40% a 60% em comparação com as registradas em igual dia do ano passado.
O presidente da PriceGrabber, Ron LaPierre, afirmou que as vendas por meio de seus site estão até o momento "de acordo ou acima das expectativas".
Durante o final de semana, as vendas aumentaram 45% em comparação com igual período do ano passado, embora o repique sazonal da demanda tenha demorado mais a começar do que em 2006. "Eu acredito que os consumidores não estavam certos do que iria ocorrer com a economia e adiaram as compras. Agora que não há muito mais tempo para adiamentos, todos correram às lojas", disse LaPierre.
As maiores varejistas lançaram uma nova leva de promoções ligadas à "Cyber Monday", como é conhecida a segunda-feira logo após o dia de Ação de Graças. Geralmente, é nesse dia que há o primeiro surto de vendas online da temporada, porque os norte-americanos voltam ao trabalho e compram por meio de seus computadores.
As vendas da Cyber Monday em 2006 somaram US$ 608 milhões, de acordo com a ComScore Metricks, que acompanha o comércio e o tráfego pela Internet.
Geralmente, o dia mais agitado de compras online ocorre cerca de dez dias antes do Natal. No ano passado, o pico de US$ 666 milhões em vendas foi registrado em 13 de dezembro. A ComScore prevê que as vendas da Cyber Monday deste ano vão superar os US$ 700 milhões.
O analista Brian Pitz, do Bank of America Securities, disse em nota para os clientes que os dados da ComScore até o momento "indicam uma aceleração mais acentuada na Cyber Monday do que o que já vimos antes".
Neste ano, um número maior de varejistas tradicionais participaram desse dia de promoções online, incluindo Macy's, Sears, KB Toys e Home Depot.
A Walmart.com, um dos maiores sites de e-commerce dos EUA, está novamente oferecendo promoções online durante todos os cinco dias desta semana, chamada pelo grupo de "Cyber Week", e aumentou de 50 para 150 o número de itens em oferta. A varejista eletrônica Best Buy costuma promover liquidações em dois dias - domingo e segunda.
Vazquez disse que a Walmart.com prevê o acesso de 30 milhões de usuários durante esta semana, número um pouco superior ao registrado durante todo o mês de outubro.
A ComScore projeta um aumento de 20% das vendas online em novembro e dezembro. Esse tipo de comércio, no entanto, responde por menos de 5% das vendas de varejo totais nos EUA, que, segundo a National Retail Federation, irão crescer 4% nestes dois meses.


(Jonathan Birchall)
Fonte: Financial Times

Nenhum comentário: