quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Empresa nigeriana processa 'laptop de US$ 100' por plágio



O XO, laptop popular desenvolvido por Nicholas Negroponte e a entidade “Um laptop por criança” (OLPC), está sendo processado pela Lagos Analysis, empresa nigeriana com sede em Massachusetts (EUA), segundo o site Register.


A Lagos afirma que o “laptop de US$ 100” teria se apropriado de um recurso patenteado pelo teclado nigeriano, que tem quatro teclas “shift” para facilitar o uso de caracteres e acentos incomuns nos teclados tradicionais, como “Æ”.

Adé G. Oyegbola, chefe executivo da Lagos, afirmou ao Register que Nicholas Negroponte teria comprado teclados da empresa em 2006 e iniciado o processo de engenharia reversa para habilitar o acesso aos caracteres “incomuns”.

Negroponte é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e fundador da OLPC, que projetou o laptop popular. A OLPC ainda não se pronunciou. O XO começou a ser fabricado na China no início de novembro.


O laptop da OLPC é destinado a uso escolar em países em desenvolvimento. O suporte a caracteres especiais variados facilitaria sua aplicação nos diferentes países que mostraram interesse em adquirir o aparelho, como Peru, Equador e Brasil. O Uruguai foi o primeiro país a anunciar oficialmente a compra de 100 mil máquinas.


Nenhum comentário: