domingo, 21 de outubro de 2007

SEO para o mal

Na Europa, um jovem foi preso após manipular o Google para mostrar a página oficial do presidente Lech Kaczyński quando os usuários buscassem a palavra “kutas”, uma versão bastante vulgar de “pênis” (segundo o especialista em polonês da INFO,Felipe Zmoginski).

Aqui no Brasil, como explica este link do Plantão INFO, buscas pela expressão "vergonha nacional" direcionavam o usuários para o site do Senado que livrou a cara de Renan Calheiros.

Em ambos os casos, os algoritmos do Google foram enganados. Na Polônia o “Googlebombing” foi autoral e partiu de um indivíduo. Aqui no Brasil, dizem que o efeito ocorreu porque blogueiros linkaram a página do Senado sempre com o mesmo termo. De uma forma ou de outra, a manipulação foi artificial.

Isso levanta mais uma vez a questão da quantidade versus qualidade do trabalho dos bots de busca. E também mostra como é importante escolher as melhores palavras-chaves. Por ora, o campo está aberto para quem quiser brincar de enganar o Google. A própria empresa, aliás, oferece uma ferramenta muito útil para quem quer “medir a temperatura” das palavras-chave.

É a Ferramenta de palavras-chave do AdWords, que mostra a relevância das palavras e até sugere palavras para serem relacionadas a um site. Experimente.

Nenhum comentário: