segunda-feira, 22 de outubro de 2007

IPhone tem excesso de toxinas, diz Greenpeace

Seg, 22 Out, Agência Estado

O badalado misto de telefone com micro de mão iPhone, da Apple, conta com materiais tóxicos perigosos, aponta um estudo da ONG Greenpeace. Na semana passada, a organização divulgou um estudo realizado em 18 componentes internos e externos do dispositivo. Quase a metade apresentou excesso de bromo, que, no ser humano, pode causar irritação nos olhos e incidência de alergias.
Foi encontrada ainda, no cabo dos fones, a presença de ftlato, material que aumenta a flexibilidade do plástico, mas proibido, por exemplo, na fabricação de brinquedos na Europa. Embora acuse a Apple de usar em seu dispositivo materiais tóxicos já abandonados por outros fabricantes de celular, o Greenpeace aponta que o iPhone não desrespeita as normas da União Européia.
"A Apple poderia ter demonstrado que é um verdadeiro líder industrial com um iPhone ecológico. Perdeu a oportunidade e o público recebeu um Apple que não respeita o meio ambiente como tinha prometido (o presidente da companhia) Steve Jobs em maio", afirmou Beau Baconguis, do Greenpeace, em comunicado divulgado em Manila e Amsterdã.
Mas a organização Centro de Saúde Ambiental, dos EUA, afirmou que irá processar a empresa, pois as leis do país determinam que a presença de ftlato deve ser comunicada aos clientes pelo fabricante.

Nenhum comentário: