terça-feira, 23 de outubro de 2007

Internautas viram técnicos e escalam time de futebol israelense

Público decide quem vai jogar no Hapoel Kiryat Shalom e em qual posição.
Idéia foi de jovem que se frustrou quando jogador ficou fora da Copa.


Da Reuters

Um empresário israelense decidiu que chegou a hora de dar oportunidade aos torcedores, para que eles mostrassem entender mais de futebol do que os próprios técnicos.

Moshue Hogeg ficou tão frustrado quando o atacante Lionel Messi foi deixado de fora da seleção argentina para um jogo com a Alemanha na Copa do Mundo do ano passado que resolveu comprar um clube no qual os torcedores podem decidir pela internet quem vai jogar e em qual posição.

"Milhares de torcedores do mundo inteiro queriam ver Messi como titular, mas um homem pensou de outra forma e destruiu todos os nossos sonhos quando eles perderam", disse Hogeg, 26. "Então nós decidimos fazer algo coisa sobre isso."

A empresa de Hogeg, a Web2Sport, e seu principal patrocinador, a companhia de jogos on-line Play65.com, pagaram US$ 500 mil pelos direitos do pequeno Hapoel Kiryat Shalom, da terceira divisão israelense. Os torcedores podem usar o site oficial da equipe, que está predominantemente em hebraico, para eleger o time titular e dar instruções ao treinador.

"A maioria dos nossos internautas gosta da idéia de decidir o time que jogará: quais serão os titulares, qual formação eles jogarão e quem serão os reservas", disse Hogeg.

Os torcedores da internet podem escalar os jogadores nas posições disponíveis em um diagrama no site. As informações são depois consolidadas, e os jogadores mais votados são escalados para o jogo seguinte. As partidas da divisão do Kiryat Shalim não são televisionados, então Hogeg contratou uma produtora de TV para permitir que os torcedores assistam aos jogos da equipe em tempo real.

O Kiryat Shalom tem cerca de 100 torcedores cadastrados. Mas antes da estréia na temporada, em 20 de outubro, cerca de seis mil internautas tinham dado opiniões no site. Hogeg disse que o site recebeu cerca de dez mil visitas durante a partida de estréia, o que causou congestionamento. Para o próximo jogo, a rede será ampliada. Na ocasião, o time perdeu por 3 x 2 para o Maccabi Ironi Or Yehuda, na prorrogação.

Nenhum comentário: