domingo, 2 de dezembro de 2007

Lula anuncia incentivos para baixar preço de conversor de TV Digital

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, neste domingo (02/12), medidas de incentivos fiscais para que o preço do conversor de TV digital possa ser barateado à população. Pelo que apurou o Computerworld, as medidas serão similares às oferecidas no programa Computador Para Todos, ou seja isenção de PIS e Cofins aos fabricantes.
Na semana passada em Brasília (DF), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, citou também a possibilidade de acordos com os Estados para redução de ICMS. O objetivo é baixar o preço do equipamento que converte o sinal digital para as TVs analógicas. Hoje o modelo mais barato é de 499 reais, fornecido pela Positivo, mas há conversores de até 1.100 reais.
Um acordo entre três companhias cujos nomes ainda não foram revelados também vai permitir a oferta de um conversor para a população que hoje assiste TV por antenas parabólicas.
Hoje, cerca de 18 milhões de domicílios em todo o País, ou cerca de 45 milhões de pessoas, recebem sinal de TV por antena parabólica através dos satélites da Star One/Embratel. Desta forma, o serviço de TV digital não ficará mais restrito à cidade de São Paulo.
Marcelo Bechara, consultor jurídico do ministério, afirmou: "eu vi funcionando", já que o equipamento foi demonstrado na última quinta-feira para o governo federal. Frederico Nogueira, diretor geral da Band, explicou que qualquer emissora poderá transmitir pelo modelo, mas neste momento só a Band e a Rede TV já estão prontas.
A cerimônia que marca o início da TV Digital no Brasil acontece a partir das 20 horas deste domingo, em um evento na capital paulista do qual participam o presidente Lula, o ministro das Comunicações e a indústria.

Nenhum comentário: