terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Internet receberá mais publicidade que o rádio em 2008, diz consultoria


da Folha Online

A internet vai ultrapassar o rádio no ano que vem na divisão do "bolo" da verba publicitária global, segundo os prognósticos da consultoria inglesa ZenithOptimedia. Para 2010, a empresa espera que a rede receba mais investimento que o mercado de revistas.


De acordo com a consultoria, a participação da internet no mercado de publicidade deve crescer de 8,1% neste ano para 9,4% em 2008, enquanto o rádio deve cair de 8,2% em 2007 para 7,9% no ano que vem.


No Brasil, entretanto, o investimento em publicidade na rede ainda está em descompasso em relação a esses dados mundiais, apesar de apresentar uma tendência de alta.

Segundo o Projeto Inter-Meios, a internet recebeu apenas 2% dos investimentos em publicidade no ano passado, contra 4,1% do rádio. Neste ano, no acumulado até setembro, esse índice era de 2,6%, ante 3,9% das rádios.


Segundo a ZenithOptimedia, a internet deve praticamente dobrar sua fatia nos gastos com publicidade, quando se analisa o período entre 2006 e 2010, ganhando mercado de praticamente todas as outras mídias. Conforme as previsões da consultoria, além da internet, apenas o cinema e o outdoor vão ganhar participação nesse período.


A expectativa é que os gastos globais com publicidade na rede cheguem a US$ 360 bilhões neste ano, uma alta de 32,4% em relação a 2006. Nos próximos quatro anos somados, esse índice de incremento deve ser de 69%, chegando a US$ 61 bilhões em 2010, o que representaria 11,5% do mercado publicitário naquele ano.


Isso posicionaria a web na terceira colocação, atrás da televisão, que se manteria líder com 37,5% e dos jornais (25,4%), e na frente das revistas (11,4%), rádio (7,7%), outdoor (5,9%) e cinema (0,5%).

Steve King, executivo-chefe da ZenithOptimedia, afirmou ontem em Nova York que não espera uma queda no investimento em publicidade no ano que vem, apesar de uma possível desaceleração da economia mundial.


Segundo ele, as eleições presidenciais nos Estados Unidos, a Olimpíada de Pequim e os campeonatos de futebol na Europa devem sustentar o crescimento do setor.
A consultoria espera que o mercado de publicidade global cresça 6,7% em 2008, uma aceleração em relação ao esperado para este ano (5,3%).


King afirmou que os mercados emergentes com o no leste europeu e na Ásia, com exceção do Japão, tornaram-se os maiores propulsores do crescimento dos gastos com publicidade e compensaram o aumento menor desse mercado nos países desenvolvidos.

Um comentário:

D.Ramírez disse...

em 2009

De fato a net tem crescido muito, muita das pessoas passam mais tempo hoje em frente ao computador doque em outras coisas. Mesmo trabalhando, creio que boa parte use para isso, o acesso a internet é muito grande. E o investimento da midia nela é mais que natural.
Muito boa essa matéria, muito util.

Besitos