quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Agrupacion o conexion?

Isso aí ainda pode ser útil hein! Ta aí pessoal

Agrupacion o conexión?

- A sociedade da informação, entendida como aquela centralizada em torno da geração, processamento e distribuição da informação, vem se desenvolvendo já há algumas décadas.

- A sociedade da informação emergiu da sociedade industrial, mas está começando a substituí-la. Exemplo: há cada vez mais pessoas empregadas no setor terciário, trabalhando com informações, enquanto o setor secundário emprega cada vez menos gente.

- Não se pode usar os conceitos 'pessoas' e 'sociedade' separadamente, pois a existência de um depende da existência do outro. O que pode ser analisado é o campo das relações intersubjetivas.

- Partindo desse pressuposto, o autor considera a comunicação como a infra-estrutura da sociedade da informação.

- A sociedade da informação, em sua completude, é utópica, pois para haver um intercâmbio recíproco de informações entre as pessoas é necessário uma abertura, um altruísmo entre elas. Pelo contrário, o que prevalece na realidade é a auto-afirmação, o egoísmo.
A solução para isso pode ser a telemática.

- Telemática: técnica que parte da construção da sociedade da informação. Tele: aproximação de algo distante. Mática: relativo a automatismo. Telemática: Técnica de aproximação automática do distante.

- A telemática possibilita a aproximação das pessoas sem nenhum esforço da parte delas, através de aparatos como o telefone e a Internet, acabando até com as distâncias físicas.

- A proximidade entre as pessoas na sociedade da informação gera uma ética específica, pois quanto mais as pessoas se cercam e se comunicam, maior a quantidade de informação que fluirá entre elas e maiores as responsabilidades que assumem.

- Os dispositivos da telemática têm bases nos meios de comunicação de massas, mas, ao contrário destes, possibilitam uma maior interação entre os usuários. "São dispositivos para conectar".

- A revolução da comunicação mudou o modo de acesso às informações. Antes, havia um espaço público específico para a divulgação das informações e a recepção delas. Agora, a informação é produzida no meio privado e enviada para outros espaços privados, onde são recebidas e processadas.

- A comunicação do tipo de "agrupação" consiste na emissão das informações aos receptores sem estes terem à sua disposição canais para unir receptor ao emissor e vice-versa (a exemplo da televisão).

- O autor entrevê duas possibilidades para o futuro: se prevalecer a "agrupação", teríamos uma vida irresponsável e idiotizante, típico de uma sociedade totalitária. Já caso a conexão consiga penetrar nos meios de comunicação, desintegrando as agrupações, a utópica sociedade da informação em que podemos nos realizar com o outro torna-se uma possibilidade palpável.

Aguirre Talento

Nenhum comentário: