A Nikon estipulou preço de cerca de 230 mil ienes (US$ 1,98 mil) para a D300, com produção inicial de 60 mil unidades. A D3, dirigida a profissionais, deve ser vendida por cerca de 580 mil ienes, e terá produção inicial de oito mil unidades mensais.
A Nikon detinha 47,5% do mercado japonês, no período janeiro-junho, ante os 36,5% da Canon, segundo o grupo de pesquisa BCN. A Nikon deve se provar capaz de manter fatia de mercado consistente e da ordem de pelo menos 40%, segundo Michio Kariya, presidente da companhia.
No começo da semana, a Canon anunciou o lançamento do modelo EOS 40D, em 31 de agosto, para amadores, e do EOS-1Ds Mark III, para profissionais, no final de novembro, prometendo reconquistar sua liderança diante da Nikon antes do final do ano.
Enquanto a Canon selecionava o veterano ator japonês Ken Watanabe, indicado ao Oscar, para promover a EOS 40D, a Nikon optava por rostos mais novos, entre os quais o ator sul-coreano Bi, em seu país, e a cantora e atriz Wang Leehom, taiuanesa naturalizada norte-americana, na China.
"Queremos atrair usuários jovens e antenados, especialmente na China", disse Yasuyuki Okamato, vice-presidente de operações da Nikon. "Se não conseguirmos dominar o mercado chinês, não há futuro." A Nikon espera vender 3,2 milhões de câmeras SLR no ano fiscal que se encerra em março de 2009, ante 2,6 milhões no atual ano fiscal.
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