terça-feira, 18 de setembro de 2007

Você tem poucos amigos? Um site permite que você compre alguns (e eles são lindos)

Por Por Daniel E. Slotnik (The New York Times)

Nunca foi fácil medir a popularidade, até o advento dos sites de redes de relacionamento social. Agora, os possíveis empregadores e outras pessoas podem ter uma idéia do estilo de vida e do caráter de um candidato visitando a página dessa pessoa na rede de relacionamento social, incluindo sua lista de amigos.
Mas e se a página do candidato ao emprego não mostrar que ele tem amigos?
Conheça o FakeYourSpace.com, uma empresa fundada por Brant Walker, que oferecia aos usuários do MySpace.com e sites semelhantes uma maneira de aprimorar sua página com fotos e comentários de "amigos" contratados -principalmente modelos atraentes - cada um a 99 centavos de dólar por mês.
O FakeYourSpace estava indo muito bem, atraindo 50.000 visitantes por dia, até que o serviço que fornecia as fotos dos modelos, o iStockPhoto.com, percebeu tal utilização e a vetou.
Kelly Thompson, vice-presidente de marketing da iStockPhoto, afirma que o contrato de licenciamento não permite que os sites publiquem fotos que possam levar uma pessoa comum a "pensar que o modelo apóia" o produto, o site ou a pessoa em questão.
A rede de 30.000 fotógrafos da IStockPhoto patrulha a Internet em busca dessas violações contratuais. Quando perceberam como o FakeYourSpace utilizava as fotos, relataram ao iStockPhoto, que pediu a Walker que deixasse de usá-las.
Ele concordou e o FakeYourSpace, embora ainda esteja online, não estará totalmente operacional até a quinta-feira. Walker está procurando modelos em testes de agências e online para substituir os que eram fornecidos pelo iStockPhoto, recentemente adquirido pela Getty Images.
Porém, os negócios do FakeYourSpace são legais? O site certamente dá uma impressão falsa das pessoas, mas Walker, 26 anos, disse que seu objetivo era mais altruísta do que fraudulento.
Formado pela Platt College, uma faculdade especializada em computação gráfica e multimídia de San Diego, Walker administra o site em sua casa em San Diego com seus dois funcionários. Ele disse que teve essa idéia ao perceber, quando navegava pelas páginas do MySpace, que "algumas pessoas tinham muitos amigos atraentes e outras não".
Sua idéia, ele disse, era "transformar perdedores cibernéticos em ímãs de relacionamentos sociais", oferecendo publicações fictícias de pessoas atraentes. Os comentários são redigidos pelo cliente ou por Walker e seus funcionários, que baseiam as mensagens nas solicitações do cliente. O FakeYourSpace afirma que não publica qualquer mensagem ameaçadora, pornográfica ou ilegal.
O MySpace e outros sites de relacionamento social não parecem ter regras que proíbam a idéia de Walker. Os principais sites, MySpace, Friendster e facebook, não responderam às nossas solicitações por comentários.
O negócio de Walker é uma variação de um fenômeno crescente que Bruce Schneier, blogger do InfoWorld.com, o site da revista de tecnologia comercial InfoWorld, denomina "violação da reputação na rede de relacionamentos sociais".
O MobileAlibi.com e o PopularityDialer.com oferecem serviços semelhantes, utilizando chamadas falsas por celular agendadas com antecedência para usar como desculpa para escapar de uma situação tediosa como um encontro ruim, ou para fazer o assinante parecer "requisitado".
Embora não sejam honestos, o FakeYourSpace e sites semelhantes são atualmente legais, desde que o conteúdo publicado seja legitimamente licenciado. Walker explica que o seu segundo negócio, um site denominado BreakYourSpace.com, que remove amigos indesejáveis do perfil de um usuário através de um serviço terceirizado de mensagens, ainda não teve nenhum problema legal.

Nenhum comentário: