quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Na batalha contra o HD DVD, Sony revela gravadores Blu-ray

A Sony anunciou que lançará quatro modelos de gravadores de DVD de alta definição padrão Blu-ray em novembro, no Japão, à medida que esquenta a batalha de formatos contra a aliança que promove o HD DVD.

A Sony, com apoio da Matsushita Electric Industrial, fabricante da marca Panasonic, promove a tecnologia Blu-ray, que concorre com o formato HD DVD, apoiado pela Toshiba e pela Microsoft .

Os novos modelos, capazes de armazenar até 16 horas de programas de alta definição em um disco Blu-ray de dupla camada, algo equivalente a 50 gigabytes, chegarão ao mercado em 8 de novembro.

Os modelos anteriores da Sony, lançados no ano passado, não eram capazes de gravar discos de camada dupla.

A mais sofisticada das quatro máquinas, que virá equipada com disco rígido de 500 gigabytes, deve ser vendida por cerca de 200 mil ienes (1.752 dólares), mais ou menos o mesmo preço que o principal gravador de HD DVD da Toshiba.

“Com a rápida difusão da TV de alta definição e a chegada de mais câmeras de vídeo e digitais com capacidades de alta definição, é a hora de levarmos os gravadores domésticos a uma nova geração”, disse Katsumi Ihara, vice-presidente da Sony, em entrevista coletiva.

“Pretendemos tornar todos os nossos gravadores de vídeo à venda no mercado interno compatíveis com o padrão Blu-ray”, afirmou. Os gravadores Blu-ray manterão a capacidade de gravar DVDs comuns.

Fora de seu mercado de origem, a Sony está estudando oferecer gravadores Blu-ray na Europa, mas o momento de lançamento ainda não foi definido.

A rede de locadoras de vídeo Blockbuster, a maior fornecedora de entretenimento doméstico em vídeo nos Estados Unidos, declarou seu apoio ao padrão Blu-ray, em junho.

Mas a Paramount Pictures, unidade da Viacom, e a DreamWorks Animation SKG assinaram acordos exclusivos no mês passado para distribuir sua próxima geração de discos no formato HD DVD, da Toshiba, por pelo menos 18 meses. A decisão reequilibrou uma disputa na qual o Blu-ray parecia estar ganhando vantagem.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: