Sistema Fiat e Microsoft ajuda motoristas a diminuir emissões e consumo
(12/09/2007) Falar que é preciso reduzir níveis de emissão de CO2 e de consumo de combustível tornou-se recorrente. E a necessidade de que se faça isso, mais do que evidente: o dióxido de carbono emitido pelos motores é um dos gases que causam o efeito-estufa. Mas a questão é: como o motorista comum pode colaborar nesse sentido, além de cuidar bem de seu veículo, fazer manutenção preventiva e tomar cuidados como a qualidade do combustível que utiliza?
A Fiat apresenta no salão de Frankfurt o projeto EcoDrive, realizado em parceria com a Microsoft. É um novo aplicativo para o sistema Blue&Me, solução de comunicação sem-fio desenvolvido pela empresa de Bill Gates para a fábrica italiana. O programa visa ajudar o motorista a mudar seu estilo de direção e, assim, minimizar o impacto no ambiente.
Atualmente, todos os testes de consumo e emissões feitos pela fábricas seguem normas. São realizados em laboratórios, sobre dinamômetros de rolo e sob condições (temperatura, pressão e umidade) ideais. O ciclo dos testes também tem suas regras para velocidade, tempo de rodagem e até mudanças de marcha. Equipamentos como ar-condicionado, faróis e até rádio devem estar desligados – e os vidros, fechados. Obedecer a esses parâmetros faz com que os testes tenham valor científico e possam ser comparados. Afinal, todas as condições estão idênticas para os modelos avaliados, sem distorções (como um farol aceso, ou o vidro esquecido aberto, ar-condicionado ligado ou o trecho mais longo).
Por outro lado, essas condições de laboratório são diferentes das normais, que são afetadas pelo trânsito, tipo de pavimento e, principalmente, pelo modo de direção do motorista. A maneira mais fácil de promover melhorias em consumo de combustível e emissões é fazer com que os motoristas aprimorem seu modo de direção. Aí entra o EcoDrive.
Como funciona
O EcoDrive coleta toda informação sobre emissões e a eficiência do motor e a transmite a um pen-drive, por meio da entrada USB no painel do carro em que o sistema está instalado. Depois de trafegar por determinado trecho, o motorista precisa apenas retirar seu pen-drive e conectá-lo ao computador pessoal. O programa apresentará gráfico detalhado sobre o desempenho do carro e o nível de emissões durante sua utilização. O estilo de direção do motorista é analisado e, dependendo dos resultados, são fornecidas dicas e recomendações para atingir os objetivos de reduções. O efeito benéfico disso, além da menor poluição, é sentido no bolso, com menor consumo de combustível – logo, economia.
De acordo com o comunicado, o EcoDrive estimulará o motorista a estabelecer metas de redução de CO2, por trecho trafegado ou período de tempo. Em um site na internet os motoristas poderão trabalhar em conjunto, com metas comunitárias – o que mostra a importância da iniciativa individual como forma de colaboração com o todo e obtenção de grandes resultados.
O EcoDrive estará disponível a partir de 2008 em alguns dos modelos Fiat equipados com o sistema Blue&Me. Como é uma nova função do sistema, poderá também estar disponível aqui no Brasil.
O Blue&Me é vendido atualmente como opcional para o Punto, mas, segundo Cledorvino Bellini, presidente da Fiat, será oferecido para todos os novos lançamentos da marca – o sedã Linea, que chega no final do ano, entre eles. Ainda pode vir a ser aplicado no Stilo 2008 e em outros modelos renovados.
Leia tudo sobre o Salão de Frankfurt:
Entrevista exclusiva com Carlos Ghosn
Lamborghini Reventón
Volkswagen up!
Logan Pick-up
Audi RS6
Mercedes-Benz C 63 AMG Touring
Compacto Renault Sandero chega em dezembro
Citroën C-Cactus mostra economia suculenta
Ford Verve mostra a nova cara do Fiesta
Renault exibe primeiras fotos da Clio Grand Tour
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário