quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Novo game dos Simpsons satiriza indústria de jogos


Jogo é lançado sob elogios da crítica e importa ironia e aparência de todas as temporadas

Homer e Bart correm na igreja de Springfield: tentativa de recriar episódios

Homer e Bart correm na igreja de Springfield: tentativa de recriar episódios
SÃO FRANCISCO - Na mais recente aventura de Os Simpsons, Bart persegue um macaco gigante em uma fábrica de videogames, Lisa destrói um campo de uma madeireira e Marge invade a prefeitura à frente de uma multidão furiosa. Mas não adianta procurar esses episódios na TV.

Trata-se de fases em The Simpsons Game, que chegou às lojas dos Estados Unidos nesta terça-feira sob elogios da crítica. O título recria a aparência, o jeito e o humor da série de TV para todos os consoles - Xbox 360, Nintendo Wii, PlayStation 3, PSP e Nintendo DS.

"Era um dos grandes desafios na criação do jogo, fazer com que cada uma das fases se assemelhasse a um episódio. Queríamos fazer com que o jogo se parecesse com uma temporada completa que pudesse ser jogável", disse Hans Tencate, principal produtor do título na Electronic Arts.

Diversos redatores do programa ajudaram a dar ao game o humor irreverente pelo qual Os Simpsons é conhecido, produzindo cerca de oito mil linhas de diálogo, suficiente para uma temporada completa da série.

"Poucos jogos assumem a tal ponto a alma do tema licenciado. The Simpsons Game captura com perfeição o humor característico da série, as piadas para os iniciados e a sátira social, além de exibir um estilo visual impressionante, inspirado pela série, bem como as vozes dos atores originais. Isso representa serviço completo para os fãs, o que significa que os admiradores - e defensores - da série ficarão satisfeitos", afirma a resenha do jogo no site 1up.com.

O novo título vem se somar a um catálogo já extenso de mais de 20 jogos de Os Simpsons, que variam de uma máquina de fliperama, em 1991, a The Simpsons: Hit and Run, em 2003.

Mas o novo jogo é o que parece mais apegado ao estilo da série. Os engenheiros de software descobriram maneiras de fazer com que Homer, Bart e os demais personagens do jogo tridimensional ficassem bem parecidos ao desenho, com um estilo que lembra os quadrinhos.

"Na verdade, é muito mais difícil conseguir esse resultado do que as pessoas imaginam, porque os Simpsons são desenhados a mão. Desenvolvemos tecnologia especial que permite criar uma aparência um pouco mais parecida com a do programa de TV", disse Tencate.

Nenhum comentário: