O Google confirmou nesta segunda-feira que está desenvolvendo um pacote de aplicativos grátis para celular, para que a empresa possa disponibilizar anúncios e serviços para pessoas que não estão em frente ao computador.
O anúncio põe fim a meses de especulação a respeito dos planos da empresa para a área de telefonia móvel. Entretanto, os primeiros aparelhos equipados com o pacote do Google estarão disponíveis no mercado apenas no segundo semestre de 2008.
O Google não fabricará celulares, nem planeja estampar sua marca nos aparelhos. Em vez disso, vai trabalhar com fabricantes que concordarem em usar o sistema nos celulares.
Os consumidores terão de comprar um aparelho novo para ter acesso ao software, porque o pacote não foi desenvolvido para produtos já existentes no mercado.
Até agora, 34 empresas aderiram à plataforma, entre elas Motorola, Samsung e LG.
Engenheiros da companhia estão trabalhando nesse projeto há três anos, por meio de uma empresa chamada Android Inc, que o Google comprou em 2005.
"Isso vai trazer a internet para os celulares de um modo muito legal", afirmou Andy Rubin, um dos fundadores da Android e que agora é diretor do Google para plataformas de celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário