segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Especialistas indicam bom senso como principal dica de proteção na web

Para proteger seus dados e se prevenir contra ataques de crackers (criminosos que invadem sites ou sistemas on-line para roubar dados), a principal recomendação de especialistas é que você tenha bom senso e trate a internet como um ambiente um tanto hostil.
Nada de abrir e-mails de desconhecidos e baixar um arquivo que veio em anexo. O mesmo procedimento se aplica a links para download em programas de bate-papo. Nem sempre os links apontam para o site correto --pode ser uma letra incorreta no nome do domínio ou um site totalmente diferente que está apenas tentando armazenar senhas de usuários.
Se desconfiar que aquela página que você sempre visita está com uma "cara" diferente, cuidado: pode ser um "phishing", prática de obtenção de dados de forma maliciosa.
Proteção
Partindo para procedimentos técnicos, é recomendado instalar antivírus, anti-spyware (software que elimina programas espiões) e firewall (dispositivo que impede a transferência de dados não autorizados) no seu micro --se estiver em uma máquina pública, verifique se eles estão atualizados.
Evite usar máquinas públicas e de terceiros para acessar dados importantes, pois muitas podem ter um dispositivo chamado "keylogger", uma aplicação ou mesmo um dispositivo físico ligado entre o computador e o teclado, usado para gravar tudo o que os usuários digitam e enviar para outros sites.
Leia normas, regulamentos, termos de uso e política de privacidade dos sites. Pode parecer enfadonho, mas é a maneira que você tem de saber como vão usar seus dados.
Evite gravar senhas no navegador --só faça isso se for no seu computador pessoal e de uso restrito a você. Se sua família também usá-lo, crie logins diferentes para cada membro.
Trabalho
No ambiente de trabalho, evite enviar e-mails com conteúdo pessoal. Grande parte das empresas monitoram a troca de informações de seus funcionários. Para não ser pego de surpresa, deixe o bate-papo ou a visualização de fotos para quando estiver em sua casa.Prefira digitar endereços a clicar em links. Assim você evita executar um arquivo que contém vírus.
Desconfie de sites que oferecem recompensa em troca de seus contatos ou outros detalhes pessoais. Na maioria dos casos, esses sites vendem seus dados para empresas, que chegam inesperadamente na caixa de entrada do seu e-mail.
Spam
Em relação a spam, saiba que de nada adianta mandar resposta. Se você fizer isso, pode ser pior, pois uma resposta pedindo para não receber mais aquele tipo de e-mail é a prova de que ele está sendo lido.
"Há uma falsa noção de segurança na internet. Por mais ferramentas que existam para proteger os computadores, o fator humano ainda é muito forte e necessário para conduzir as máquinas", avalia Luiz Eduardo dos Santos, analista de segurança da informação.

Nenhum comentário: