Resumo do texto apresentado na aula de hoje!
Cai na prova =P
Comunicações de Massa
Modelo Irradiativo
• Um emissor– Muitos receptores
• Exemplos:
1. Imprensa
2. Cinema
3. Radio
4. Televisão
Modelo Epidêmico
• Muitos emissores – Muitos receptores
• A principio a comunicação mediada por computador parecia se tratar de uma evolução dos meios de comunicação INTERPESSOAIS, como o telefone ou o correio (modos de comunicação um-um).
• Porém, a configuração EM REDE fez com que florescesse a comunicação epidêmica:
• Um grande número de emissores implica:
1. Num elevado número de mensagens
2. Numa grande variedade de linguagens empregada nas páginas
(textos, imagens estáticas, imagens dinâmicas, sons, etc)
3. Dinamismo do conteúdo, mudança constante
(a meia-vida das páginas com domínio .com não ultrapassava 10 dias)
• Um ambiente como este favorece a emergência de mecanismos de filtragem e seleção.
• Uma solução óbvia são os sistemas de busca.
Evolução dos Buscadores
• Logo após o lançamento do X Windows Mosaic, a primeira aranha começou a rastrear a web.
• World Wide Web Wanderer
1. 1º webrobot
2. Webrobot (rastreadores ou bots) são programas que percorrem a web de um documento para outro através dos hiperlinks.
3. Isso implica que o rastreador retorne para a página inicial diversas vezes, o que compromete seu desempenho.
• Aliweb
1. Surge em 1993
2. Primeiro indexador projetado para a Web
3. Compunha seu banco de dados a partir das informações fornecidas diretamente pelos webmasters.
• WebCrawler
1. 1994
2. Adotou a indexação vetorial
3. Avalia a relevância dos documentos conforme sua relação vetorial com as palavras-chave utilizadas na busca.
4. Aumentava a precisão das buscas
5. Em menos de um ano o numero de buscas realizadas chegou a um milhão.
• Lycos
Aperfeiçoou o WebCrawler
Atrativos:
1. Tamanho do banco de dados
2. O peso era aliviado pela estratégia de não arquivar o conteúdo completo das paginas, mas apenas um resumo.
3. Este resumo aparecia junto aos resultados da busca e ajudavam o usuário a decidir qual página visitar.
4. Levava em conta o numero de links que cada página recebia de outros servidores (inlinks)
Portais da Web
1. Os buscadores foram considerados interessantes pelo capital publicitário.
2. Interesse em incluir banners nas paginas de início.
3. Os anunciantes eram atraídos pela intensificação do público e pelo tempo de permanência no site.
4. A alternativa para fazer o usuário passar mais tempo no domínio era aumentar o número de serviços oferecidos por ele.
5. Surgiram assim os Portais.
6. Um dos primeiros e mais bem sucedidos portais foi sem duvida o Yahoo!
• Yahoo!
1. Teve um início inusitado
2. Dois estudantes da Universidade de Stanford criaram sua lista de sites favoritos.
3. O diferencial desta lista era a breve descrição das páginas listadas
4. Para responder ao crescimento da popularidade da lista eles adicionaram uma ferramenta de busca.
5. Em seguida passaram a receber inscrições de sites que queriam figurar no seu banco de dados.
6. Foi crescendo e se tornou o que conhecemos hoje.
• Altavista
1. Por ter sido lançado mais tarde enfrentou uma competição feroz.
2. Porem era extremamente mais rápido que as outras ferramentas da época.
3. Permitiu buscas em linguagem coloquial e por imagens.
• GoTo
1. A classificação paga (paid-placement) consiste em pagar ao buscador para que o site figure em primeiro lugar nas buscas.
2. O GoTo inaugurou a seleção paga (pay-per-click) em que os anunciantes só pagam ao buscador quando clicam no link do seu site.
3. Desta forma, os sistemas de busca se tornaram os principais veículos de publicidade online.
• Meta-buscadores
1. Permite buscar em vários sistemas ao mesmo tempo.
2. SavySearch e Meta Crawler
3. Por um lado desviava o público dos buscadores e com isso afastava os anunciantes.
4. Por outro lado fez grande sucesso junto ao publico.
5. A solução veio com os pay-per-click.
• A partir deste momento os usuários ficaram em segundo plano, sob a forma de fluxo de público, como matéria-prima para negociação com os anunciantes.
• Lycos
1. Sua estratégia de classificação (pelo numero de inlinks que cada site recebia) foi aperfeiçoada.
2. O projeto cresceu e foi renomeado Google.
3. Os proprietários não estavam interessados no projeto e tentaram vendê-lo sem sucesso.
Pontos fortes:
1. Velocidade das buscas .
2. Ausência de banners na página inicial (o que faz a interface carregar muito mais rápido).
3. Resultados confiáveis (não incluía resultados pagos)
4. Em 2000 passou a incluir resultados pagos, mas não os mesclou com os orgânicos.
5. Começou a comprar buscadores menores para aumentar seu banco de dados (hoje o maior entre todos os buscadores).
• Windows Live Search
1. Em 2006 a Microsoft lançou o Windows Live Search para bater de frente com o Google.
2. Foi anunciado em 2003, mas só foi lançado em outubro de 2006, isto é, levou mais de 3 anos para ficar pronto.
Pontos fortes:
1. Classifica dos resultados por mais popular, mas recente e mais exato.
2. Interface customizavel.
O poder na indústria das buscas
1. O alcance global dos sistemas de busca e sua concentração na mão de um reduzidíssimo número de empreendedores (maioria estadounidense) configuram o cenário da internet de forma semelhante ao dos grandes impérios midiaticos.
2. Redução do número de grupos empreendedores envolvidos com o negócio das buscas na web.
3. A concentração é ainda mais evidente quando vemos que entre os 11 principais buscadores, os resultados provem apenas de 4 fontes (bancos de dados): Google, Ask.com, MSN e Yahoo!
4. É claro que há também vários pequenos buscadores e não seria surpresa se algum deles viesse tomar a frente das indústrias no futuro.
5. Isso já aconteceu anteriormente com o AltaVista e o próprio Google.
6. Mas essa possibilidade é pequena porque os usuários tendem a se concentrar nas ferramentas mais conhecidas.
7. O monopólio da Google lhe rendeu a reputação de Microsoft da Internet.
8. Os serviços hoje oferecidos pela Google são tão diversificados que a maioria dos usuários desconhece.
9. Alguns exemplos destes serviços: buscas especializadas (Google Finance e Froogle) e aplicativos como o Web Accelerator, Earth e Desktop.
10. Segundo uma pesquisa feita em 2006, das 3 formas de se chegar a uma URL, a mais praticada é através dos buscadores.
11. A maioria das pessoas utiliza os buscadores até para chegar aos sites mais simples.
12. Para a maioria dos usuários a web se resume ao conteúdo dos bancos de dados dos buscadores. Mas na verdade as páginas indexáveis não cobrem mais de 76% da web.
• Google – 76%
• Yahoo! – 69%
• MSN – 62%
• Ask.com – 58%
13. A taxa de sobreposição dos bancos de dados também é grande.
14. E para reduzir ainda mais a abrangência da web nos buscadores, uma outra pesquisa divulgada em 2006 mostra que:
• 62% dos usuários se satisfazem com o primeiro resultado da busca.
• 38% verifica também o segundo e o terceiro resultado.
• Apenas 10% prossegue além do terceiro resultado.
15. Resultado: canalização do trafego da web para poucos endereços.
16. Além do banco de dados dos buscadores serem limitados e a seleção dos usuários pelos primeiros resultados limitarem a web mais ainda, é sabido que as ferramentas de busca manipulam seus resultados.
• Tendem a indexam mais sites dos EUA do que de outros países.
• Misturam resultados pagos aos orgânicos.
17. Este funcionamento centralizado e tendencioso é uma comparação entre as ferramentas de busca e os meios massivos de comunicação.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
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