São Paulo - Ele tem paciência limitada, é multitarefa, é instantâneo e espera que tudo seja interativo. Conheça o novo consumidor da web.
Eles preferem o computador à TV, carregam celular no bolso e já decretaram a aposentadoria do e-mail e do telefone - gostam mesmo é de conversas instantâneas e interativas, seja pelos mensageiros eletrônicos, pelos torpedos SMS ou pelas redes sociais. Esse é o perfil da novíssima geração de internautas, as crianças que já nasceram e cresceram conectadas.
“Trata-se de uma geração que tem paciência limitada, que é multitarefa, que é instantânea e espera que tudo seja interativo. Toda marca deverá ser capaz de responder a esse ambiente”, afirma o guru de branding e autor do best-seller BrandChild, Martin Lindstrom - um dos destaques internacionais do Digital Age 2.0, evento organizado pelo IDG Brasil, pelo IDG Now! e pela JumpEducation, que acontece de 09 a 10 de agosto, em São Paulo.
Mais informações sobre o Digital Age 2.0:
> Conheça quais são os principais temas
> Veja a agenda completa do evento
> Saiba como participar do evento
Entre os representantes desta geração, um terço prefere fazer amigos na web que na vida real e 26% têm duas ou mais identidades na internet. “A intimidade deles com o computador é muito maior que com o telefone, por exemplo”, aponta Valkiria Garre, presidente da Millward Brown no Brasil
Para ilustrar, ela conta uma vivência própria. “Outro dia, meu filho reclamou que precisava falar com um amigo e ele não estava online. Eu sugeri que ele ligasse. Ele telefonou e pediu para o amigo se conectar”.
Segundo o Ibope/NetRatings, em junho deste ano mais de 3,4 milhões de brasileiros com idade entre 2 e 14 anos acessaram a web de suas casas, representando 19% de toda a população residencial online. Suas atividades preferidas incluem mensagem instantânea (81,6% utilizam pelo menos algum software deste tipo), busca por imagens (80,7%), buscas em geral (67,4%), redes sociais (67,2%), Wikipedia (28%), jogos (22,8%) e música (22,5%).
“Enquanto os adultos utilizam mais serviços, como sites bancários, comércio eletrônico, páginas do governo, mapas e guias, as crianças e adolescentes querem se comunicar”, observa José Calazans, analista de internet do Ibope Inteligência. Mas não das formas tradicionais: o e-mail passa longe da lista dos 20 serviços mais acessados pelo público.
“O boca-a-boca virtual, as comunidades, a relação com os amigos na web têm uma importância muito grande para esta geração”, define Valkiria. Portanto, para chegar aos corações e mentes desta nova safra de consumidores, navegar é preciso.
Os jovens internautas brasileiros - ao menos aqueles que dispõem de computador - estão entre os mais conectados do mundo. As crianças brasileiras de 2 a 11 anos de idade passaram uma média de 17 horas e 17 minutos por mês navegando na internet em 2007 - quase 5 horas a mais que os norte-americanos da mesma idade e bem à frente de britânicos, alemães, espanhóis, franceses, italianos e australianos, segundo dados do Ibope.
A diferença é ainda maior na faixa dos 12 aos 17 anos. Enquanto os brasileiros passam mais de 40 horas na web por mês (equiparando-se apenas aos franceses), os norte-americanos, por exemplo, gastam 32 horas e 51 minutos com a mesma atividade.
Estar presente nestas preciosas horas gastas pelos jovens internautas navegando é fundamental para qualquer marca preocupada não só com o seu futuro, mas também com o seu presente. Engana-se quem os rotula de consumidores do amanhã: as crianças de 8 a 14 anos de todo o mundo já movimentam mais de 1,88 trilhão de dólares entre compras que influenciam e que fazem diretamente.
Dados da Millward Brown mostram que, no Brasil, 45% dos tweens - como são são chamados os jovens de 8 a 14 anos - dão sua opinião aos pais na hora de comprar um carro, enquanto 60% influenciam na compra de celulares e 61% palpitam na aquisição de um computador. Diante deste cenário, a consultoria concluiu que 80% das marcas devem incluir o público nas suas estratégias de marketing.
A forma ideal de se relacionar com essa geração ainda é uma incógnita, mas já fica claro, segundo a presidente da Millward Brown no Brasil, que quem quiser conquistar este público terá que assumir uma postura ética: entre os tweens, 85% rejeitam produtos que prejudicam o meio ambiente.
Valores como família e regras também são importantes para eles. A pesquisa aponta que metade dos tweens ouvidos acha que os pais estão corretos em limitar seu acesso à internet.
Na falta de uma fórmula mágica que garanta uma estratégia de sucesso para chegar a esse público, Valkiria recomenda: “É importante estar próximo ao dia-a-dia deles, patrocinar atividades, priorizando sempre a interatividade, que é fundamental nas relações desta geração”.
Os novos consumidores e os caminhos para chegar a eles estão entre os temas que serão abordados no Digital Age 2.0.
O Digital Age 2.0 é um evento organizado pelo IDG Brasil, IDG Now! e JumpEducation, que tem como Patrocinador Diamante a Petrobras. A Microsoft Digital Advertising Solutions é o patrocinador Platinum e a Digital Pages é o patrocinador Ouro. O evento conta também com o apoio institucional da Interactive Advertising Bureau Brasil. A CBN, Hands, Época Negócios e Meio Digital são os apoiadores de mídia. Fiap e WDM também apóiam o evento. A Locaweb é o parceiro de tecnologia.
Serviço
Digital Age 2.0
Quando: 09 e 10 de agosto
Onde: Hotel WTC - São Paulo
> Site do evento para saber mais (clique aqui)
Resumo: evento sobre Web 2.0 que debaterá as transformações das marcas, empresas e consumidores, com a presença do futurologista de marca Martin Lindstrom, o visionário de internet e fundador da Wired, John Battelle, o especialista em marketing social e chief strategy officer, Darin Brown, e o vice-presidente do Forrester, Josh Bernoff
> Veja a agenda completa do Digital Age 2.0
Retirado de http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/02/idgnoticia.2007-08-02.9496699294/paginador/pagina_3
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